sexta-feira, 22 de março de 2024


Depoimento


QUESTÃO – [...] como os temas tratados podem contribuir para a sua atuação profissional, no mercado de trabalho, pesquisa e nas transformações e melhorias do seu território, região e país? 

HAMILTON DE ALMEIDA VASQUES

        Participei das ações na minha aldeia, voltado para a clima, onde buscamos preserva a nossa fauna e flora que é uma das bioma muito importante para o mundo, pois sabemos que nesses últimos tempos as problemas climáticas tem sido impactante para o mundo e isso é muito preocupante, principalmente nas terras indígenas que estão sendo ameaçados por garimpo ilegal e fazendeiros, que estão acabando com bioma amazônica, isso impacta muito a clima em todo mundo, vimos que as climas estão mudando muito por causa do aquecimento global. Então por esse motivo nós povos originários cuidamos dos nossos rios, peixes, animais e floresta para preservar o nosso meio ambiente. Geralmente as mudanças climáticas afetam em todo a disponibilidade de alimentação, pois nesses últimos tempos vimos que a alimentação saudável para os povos indígenas está desaparecendo causadas pelas mudanças climáticas, aumentando a vulnerabilidade. A crise ambiental tem tomado espaço na mídia como uma questão de proporções avassaladoras que coloca em risco todo o planeta e a própria sobrevivência da humanidade, esse fato se torna preocupante para as comunidades tradicionais que necessitam do alimento que é fundamental para a sobrevivência do presente e futuro gerações. Em que me motivou mais em relação a esse tema tão importante que é as mudanças climáticas. Pois sabemos que a ação social vai ampliar as estratégias para reduzir a vulnerabilidade às mudanças climáticas. Além desses, a segurança alimentar também é um fator que necessitamos para uma alimentação mais saudável. Esses são os jeitos de mudar o mundo, preservando o meio ambiente, ajudando na criação de políticas de desenvolvimento mais sustentável que vão dar suporte à vida. 

     O que eu espero do meu curso profissionalmente em questões ambientais e desenvolvimento? Apesar que esse curso é de políticas públicas , mas promete grandes oportunidades para os futuros profissionais, tendo em vista a grande demanda por soluções na prevenção do dano ambiental. Meu curso é a segunda opção que optei no meu progresso de graduação na universidade, é uma área muito interessante para ser um cientista político, que procura a causa problemática para solucionar os danos que a natureza vem enfrentando, é um dos problemas enfrentados por diversos países do mundo, inclusive o Brasil. Cientista político é um profissional com uma visão muito maior sobre o campo de trabalho, nós dependemos de um mundo melhor no futuro, produzir uma natureza agradável, distribuir e armazenar sem gerar poluição nem impactos ambientais. A preocupação com o meio ambiente não é novidade. O aquecimento global e o esgotamento dos recursos preocupam autoridades e, cada vez mais, práticas menos poluentes e agressivas têm sido adotadas em diversos segmentos. Consequentemente, a busca por fontes de energia renováveis também aumenta e gera criação de empregos e oportunidades no setor. Assim como em qualquer mercado, um profissional que atua na área de políticas públicas deve atender algumas demandas, que norteiam o trabalho do segmento. Com o passar do tempo, essas demandas vão mudando, surgindo, desaparecendo ou se adaptando às mudanças do mundo. 

           Por fim, a facilidade de entender: a profissão do futuro exige um profissional do futuro. Pessoas dispostas a solucionar demandas e se manterem atualizadas podem ser as protagonistas do crescimento de melhores territórios que não prejudicam o meio ambiente. Esta é uma experiência mais do que simplesmente absorver o conteúdo dessa área, o aluno aprende por meio da prática, desenvolvendo projetos e experiências, trata-se de um método que utiliza ferramentas estudados através dessa disciplina de Fundamentos da América Latina 3, é um benefício muito grande ter essa oportunidade.

        Sintesis ISSO MUDA TODO Maricielo Esther saloma jano ,Walther Steeven Colque Ale, Ernesto Avellaneda,Diego Ávalos,Lizandro Ávila,y R...